Os exames são essenciais para acompanhar a saúde e garantir o bem-estar dos pets, e dentro desta área se encontra o diagnóstico por imagem. Os procedimentos são seguros, auxiliam a detectar doenças e no acompanhamento de gestações. Saiba mais!
O diagnóstico por imagem é fundamental na avaliação clínica dos animais de estimação. Esses são procedimentos que produzem imagens detalhadas dos tecidos, órgãos, ossos e diversas outras estruturas internas do pet.
Esse tipo de exame pode ser realizado em diferentes etapas do atendimento veterinário:
Diagnóstico por imagem em check-ups – durante o atendimento de rotina de seu animal, o médico veterinário pode solicitar a realização de exames por imagem, que pode ser feito nos casos de pet com idade mais avançada, como um meio de diagnosticar doenças precocemente e avaliar o estado geral de cão ou gato.
Acompanhamento pré-natal – as fêmeas que estão passando por uma gestação também podem contar com os benefícios do diagnóstico por imagem. Através destes exames, é possível acompanhar o desenvolvimento dos filhotes, cuidando da saúde dos bebês antes do parto e garantindo a integridade física da mãe.
Diagnóstico de doenças – cães, gatos e outros animais de estimação que apresentam sintomas suspeitos podem precisar dos exames de imagem para obter um diagnóstico correto. Com este recurso, o veterinário garante mais precisão no tratamento e a rápida recuperação do pet, o que gera mais tranquilidade à família.
O Vitta de Bicho possui uma estrutura completa para prestar atendimento de excelência. Isso inclui a fase de anamnese, avaliação clínica e, é claro, os exames de imagem. Confira a seguir alguns dos principais tipos de diagnósticos por imagem realizados no Hospital.
Ecocardiografia é um exame de diagnóstico por imagem feito para avaliar o coração do animal. O procedimento é considerado não invasivo e pode ser realizado com pet acordado, não necessitando de anestesias ou preparo prévio.
As indicações da ecocardiografia são os casos de pacientes com suspeita de doenças do coração, com edema pulmonar, tumores e animais que apresentam letargia, sopro cardíaco, tosse persistente ou pulso fraco.
A endoscopia veterinária é um exame pouco invasivo, realizado em animais com problemas na deglutição ou distúrbios digestivos, que pode identificar doenças como úlceras, neoplasias gástricas, pólipos e até tumores que afetam a parte superior do tubo digestivo (esôfago, estômago e parte do duodeno).
O exame é feito com anestesia geral do pet, por isso é preciso fazer consultas prévias em que o veterinário poderá avaliar se o animal de estimação tem condições de realizar o procedimento. A endoscopia é feita com um aparelho chamado de endoscópio, um tubo flexível, que é introduzido pela boca ou pelo ânus. É importante ressaltar que durante e após o exame o pet não sente dor ou desconforto.
Assim como humanos, animais de estimação também podem precisar realizar o exame de raio-X para verificar a integridade do corpo. Para este exame, raramente o pet precisa de sedação, já que os profissionais passam toda calma e serenidade necessária para que o bichinho fique tranquilo. A radiografia é utilizada para análise de ossos e identificação de corpos estranhos no organismo.
A radiologia digital, também conhecida como raio-X digital, é considerada uma evolução dos métodos tradicionais. Possui diversas vantagens, como não produzir resíduos tóxicos, e a facilidade no diagnóstico, pois os resultados do procedimento podem ser acessados através de e-mail, otimizando a rotina e tranquilizando os tutores.
A ultrassonografia é realizada na região do abdome do pet e é capaz de identificar possíveis alterações em órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga. O exame é muito utilizado em fêmeas grávidas, para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.