Vacinas

A vacinação é um ato de amor e cuidado com seu pet, já que a imunização dos animais de estimação evita a infecção por doenças graves, incluindo zoonoses que são transmissíveis aos humanos. Saiba mais sobre como é feita essa proteção para você e sua família.

Quais são as vacinas para cães?

Assim como os humanos, os cachorros também precisam realizar a vacinação desde a infância. Ou seja, ao adotar um filhote, busque atendimento veterinário para receber a orientação do melhor calendário de vacinas. Alguns tipos de imunização são obrigatórios, como a vacina antirrábica, enquanto outras são adotadas de acordo com o estilo de vida do pet.

A imagem mostra um aparelho branco, preso à parede. À frente dele está uma pessoa branca, que veste jaleco branco, colocando um frasco dentre dele. Ao fundo há uma parede amarela.

Vacina antirrábica

A vacina contra a raiva deve ser administrada a partir dos quatro meses de vida do cão, ou de acordo com a orientação do veterinário. Ela é feita em dose única e demanda reforço anual. Essa imunização protege contra a raiva canina, uma zoonose fatal, que afeta o sistema nervoso de cachorros e humanos.

Vacina polivalente ou múltipla

Conhecida comumente como vacina polivalente ou múltipla, é apresentada em duas versões, a V8 e a V10. A última é mais completa, pois protege o cão contra até 10 tipos diferentes de vírus. A imunização evita a infecção contra parvovirose, cinomose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose, leptospirose e hepatite infecciosa, e a polivalente é administrada em duas doses, que devem ser feitas de acordo com a recomendação do veterinário.

Vacina contra a leishmaniose

A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito palha e que afeta o sistema imunológico dos cães. A vacina pode ser feita a partir dos quatro meses de vida, nos casos em que o veterinário identificar pertinência.

Vacina contra a gripe canina

Também conhecida como tosse dos canis, a gripe canina é causada por vírus ou bactérias e provoca espirros, febre, coriza e outros sintomas semelhantes a um resfriado. Quando não é tratada, pode evoluir para a pneumonia e exigir cuidados mais intensivos. Para prevenir a infecção dos cachorros, a vacina pode ser aplicada durante os primeiros meses de vida, de acordo com a indicação do veterinário.

Vacina contra a giardíase

A giardíase é uma zoonose causada por protozoários e que afeta o sistema digestivo. A vacinação não previne totalmente o adoecimento do cão, mas evita quadros mais graves, que podem ser fatais. A primeira dose pode ser administrada enquanto o cachorro ainda é filhote ou de acordo com a recomendação veterinária.

Quais são as vacinas para gatos?

Os gatos também precisam de imunização, que pode ser iniciada aos dois meses. É recomendável que os felinos estejam saudáveis e com o controle de parasitas (vermifugação) em dia.

Vacina antirrábica

Assim como os cães, gatos também podem contrair raiva e a vacina é obrigatória. A primeira dose pode ser feita a partir dos três ou quatros meses, e o reforço deve ser aplicado anualmente ou conforme a orientação do veterinário.

Vacina tríplice, quádrupla e quíntupla

As vacinas polivalentes para os felinos se apresentam em três versões: a V3 (tríplice) protege contra as doenças mais comuns em gatos, a rinotraqueite (gripe felina), a calicivirose e a panleucopenia; a V4 (quádrupla) adiciona a clamídia felina à proteção e a V5 (quíntupla) – opção mais completa – também protege contra a leucemia felina (FeLV). Mas como nem todos os gatos podem tomar a V5, é preciso consultar um veterinário antes de definir a melhor vacina para seu pet.

Estrutura exclusiva para a vacinação

O Hospital Veterinário Vitta de Bicho possui uma sala exclusiva para a vacinação de cães e gatos, com estrutura pensada para a imunização dos pets. No local, as vacinas são acondicionadas de forma adequada, garantindo a refrigeração correta e a total eficácia das substâncias.

Além disso, com o ambiente projetado separadamente, proporciona mais conforto aos animais de estimação, que não entram em contato com outros pacientes e, portanto, não sofrem tanto estresse. 

Carteirinha de vacinação pet

A partir da primeira vacina feita no Vitta de Bicho, seu pet ganha uma carteira de vacinação personalizada para acompanhar a imunização ao longo dos anos. Através desse controle, os tutores podem manter o calendário de imunização em dia e evitar esquecimentos.