Cirurgia veterinária

O Hospital Veterinário Vitta de Bicho conta com equipe especializada e estrutura completa para a realização de cirurgias veterinárias efetivas, tanto eletivas quanto emergenciais. A seguir, conheça mais sobre o nosso bloco cirúrgico e as principais especialidades contempladas por nossos cirurgiões.

Bloco cirúrgico moderno

O bloco cirúrgico do Hospital Veterinário Vitta de Bicho possui aparelhos modernos, de última geração, conferindo maior controle durante o procedimento e oferecendo total segurança para os pacientes. Todo o ambiente é esterilizado, de acordo com normas internas rígidas. 

As cirurgias veterinárias incluem recursos como anestesia inalatória com monitorador de apneia, monitor multiparâmetro, oximetria, aparelho de pressão arterial, controle de temperatura, aspirador cirúrgico, bomba de infusão e bloco cirúrgico com luz de emergência. Além disso, o Vitta de Bicho conta com uma equipe altamente qualificada, pronta para realizar procedimentos assertivos e eficazes, restaurando a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

A imagem mostra a pata de um cachorro amarelo e a mão de uma pessoa branca, com luva também branca – uma está posicionada sobre a outra. Ao fundo está uma parede amarela, com móveis que lembram um consultório.

Tipos de cirurgia veterinária

Diversas doenças que acometem cães, gatos e outros animais domésticos demandam a realização de cirurgias para reabilitar a saúde do pet. Elas podem ser eletivas, agendadas previamente ou podem ter caráter emergencial.

Castração

A castração é uma das cirurgias mais comuns no Hospital Veterinário e é altamente recomendada para cães e gatos. Nos machos, a operação é feita a partir da remoção dos testículos, órgãos responsáveis pela produção de testosterona, o hormônio que estabelece o comportamento sexual.

Já nas fêmeas, a castração consiste na retirada dos ovários, trompas e útero através de uma incisão no abdome de gata ou cadela. A cirurgia é recomendada para a prevenção de tumores, evitar uma gravidez indesejada ou para tratar patologias ligadas ao sistema reprodutivo dos animais.

Cirurgia geral

A cirurgia geral na veterinária abrange as operações em órgãos abdominais e tecidos moles. O procedimento pode ter caráter terapêutico, de diagnóstico ou tratamento. O ramo abrange as cirurgias mais comuns, como cesariana, retirada de hérnias, lobectomia pulmonar, drenagem de tórax, entre outras.

Cirurgia oftalmológica

Essas são as cirurgias voltadas ao bem-estar oftalmológico dos pets, incluindo a eventual necessidade de retirada de um ou ambos os olhos.  São exemplos: cirurgia de córnea, tratamento para catarata, operações nas pálpebras, dutos lacrimais e remoção de tumores.

Cirurgia ortopédica     

A cirurgia ortopédica em animais de estimação é comum nos casos de acidentes ou para o tratamento de deformidades congênitas. Envolve as luxações, correção de fraturas, colocação de próteses e outros procedimentos.

Cirurgia oncológica

Com o avanço da medicina veterinária, os pets têm vivido cada vez mais. Assim, patologias como o câncer se tornam mais comuns. O problema pode ser tratado com a quimioterapia, mas nem sempre é possível curar o animal de estimação com este método. Nestes casos, a cirurgia oncológica pode ser eficiente, já que a operação remove os tumores do corpo e minimiza a chance de progressão do quadro.

Cirurgia emergencial

Por vezes, cães e gatos podem demandar a realização de cirurgias emergenciais, por doenças preexistentes, acidentes, brigas… O Hospital Veterinário Vitta de Bicho conta com estrutura completa para receber esses casos e atendê-los com eficiência. Essas operações abrangem situações como ferimentos, ruptura de órgãos, hemorragia e cesarianas de urgência. 

Como são feitas as cirurgias nos animais?

O primeiro passo para a realização de uma cirurgia veterinária é a preparação do paciente e da sala de cirurgia, incluindo equipe, material e assepsia total (esterilização de instrumentos e panos em autoclave, desinfecção da sala com desinfetantes hospitalares, uso de avental, gorro e máscara). Com estes cuidados é possível evitar a contaminação cruzada nos procedimentos cirúrgicos.

Os procedimentos são realizados por um cirurgião veterinário, um assistente veterinário e um médico veterinário anestesista. Os profissionais fazem a avaliação constante dos parâmetros fisiológicos (batimentos cardíacos e respiratórios, temperatura e pressão arterial). Desta forma, a equipe mantém-se sempre alerta para qualquer alteração, proporcionando excelência no serviço veterinário.

Qual o preço de uma cirurgia veterinária?

O preço da cirurgia veterinária varia de acordo com diferentes aspectos, como espécie do animal, idade, estado de saúde, tipo de anestesia, local a ser operado, entre outros. Para saber o valor preciso no caso do seu pet, busque o auxílio de um médico veterinário que irá avaliar toda a situação e indicar o melhor tratamento.