A oftalmologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas nos olhos, sejam doenças ou distúrbios causados por acidentes ou brigas entre os animais. A seguir, saiba como é a atuação do oftalmologista veterinário e quais são as principais enfermidades oculares entre os pets.
A área que trata da saúde ocular nos animais é a oftalmologia veterinária. O ramo tem sido altamente necessário, levando em consideração que os animais de estimação possuem expectativa de vida cada vez mais longa.
A visão é um dos principais sentidos nos animais de estimação, sejam gatos, cachorros ou outras espécies. Eles precisam de cuidado constante no que tange aos olhos, prevenindo o surgimento de doenças ou diminuindo as consequências de enfermidades já instaladas.
Assim, a consulta com um profissional especialista em oftalmologia veterinária é necessária quando o animal apresenta sintomas ou passa por situações de risco, como:
Durante a consulta, o oftalmologista veterinário irá examinar o pet, realizando estímulos aos olhos, bem como exames para identificar a raiz do problema. Animais com diagnóstico de doenças oculares podem precisar fazer visitas periódicas ao médico, para acompanhar o tratamento e a evolução do quadro – é importante respeitar os intervalos estabelecidos pelo profissional.
Os problemas oftalmológicos em animais são comumente ligados ao envelhecimento. Ainda que este seja um forte fator para o surgimento das doenças oculares, pets mais jovens também podem apresentar estes distúrbios. Conheça alguns dos mais recorrentes a seguir.
O glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão intraocular. Ela prejudica a irrigação da retina e, com o avanço do quadro, pode levar à cegueira. As causas são variadas, incluindo a predisposição genética e o envelhecimento.
Os sintomas são a dilatação da pupila, opacidade e avermelhamento dos olhos. O glaucoma pode não ter cura, mas o tratamento oftalmológico evita o agravamento da doença através do controle da pressão intraocular.
A catarata é uma das doenças oftalmológicas mais frequentes em animais idosos. Ela se caracteriza pelo olhar esbranquiçado, que prejudica a acuidade visual e pode ser causada por fatores degenerativos, traumas ou diabetes. O tratamento mais efetivo é a cirurgia para correção da visão.
As úlceras na córnea podem ser decorrentes de infecções, traumas ou por doenças secundárias. Ela gera sintomas que incluem sensibilidade ocular, vermelhidão, secreções e lacrimejamento intenso. Para correção, o oftalmologista veterinário pode indicar a utilização de colírios ou procedimentos cirúrgicos.
A síndrome do olho seco é uma das doenças mais comuns em animais de estimação e se caracteriza pela baixa produção de lágrimas, prejudicando a lubrificação ocular. Os sintomas mais comuns são a irritação nos olhos, o excesso de remelas e o inchaço. Na maior parte dos casos, o tratamento inclui medicamentos que reestabeleçam a umidade oftalmológica.
O Hospital Veterinário Vitta de Bicho conta com profissionais altamente capacitados, incluindo as principais especialidades da medicina, como a oftalmologia veterinária. Através de uma estrutura completa, possibilita a realização de diagnósticos, exames e cirurgias para o tratamento de doenças oculares. Além disso, dispõe de ambiente para emergências, tratando os animais que sofreram traumas ou acidentes que podem prejudicar a saúde dos olhos.