20.10.2022

Osteoporose é uma doença que pode acomete cães e gatos!

Problemas ósseos nos cães também são comuns na vida dos pets. Quando os sinais começam a surgir, é preciso começar um acompanhamento veterinário.

Além das doenças ortopédicas causarem diversos incômodos e dores nos ossos, as articulações do cachorro também são afetadas, limitando seus movimentos e até sua locomoção.

Entre as doenças ortopédicas mais comuns está a osteoporose. Que pode ser tanto hereditária quanto adquirida ao longo da vida.

A osteoporose é uma doença que acomete cães e gatos e é caracterizada pela incapacidade do tecido ósseo em absorver o cálcio.

Boa parte do surgimento dela é originada pela idade do animal, pela má formação do esqueleto e até mesmo, pela alimentação inadequada.

A osteoporose está presente principalmente nos animais idosos e que tiveram uma alimentação desfalcada de nutrientes, pois os ossos que não receberam a quantia correta de nutrientes vão ficando porosos, o que resulta em desgastes e fraturas espontâneas.

A doença deve ser acompanhada pelo exame de Raio-X, em que é possível verificar o grau e anormalidade da densidade óssea do animal. 

O tratamento canino necessita ser diagnosticado o quanto antes para obter melhores resultados e evitar o agravamento do quadro, por isso a importância de procurar um médico veterinário assim que identificar alguma modificação na postura do animal ou na anatomia óssea.

Uma vez diagnosticada a osteoporose, as formas de tratamento variam muito, vão de suplementos vitamínicos à base de cálcio, fósforo e vitamina D, que promove a regulação destes minerais no organismo do animal, até compostos específicos para um determinado caso. 

De forma geral, as doenças ósseas estão relacionadas ao desequilíbrio nas concentrações de cálcio, fósforo e vitamina D, e todos esses nutrientes podem ser encontrados em rações de qualidade com teores adequados de minerais.

Os tratamentos  ajudam a aliviar os sintomas, dando uma melhor qualidade de vida para um amigo de quatro patas.

Quando não se sabe a origem do problema, uma análise de um ortopedista veterinário é de extrema importância.

Para a prevenção das doenças ortopédicas, uma alimentação balanceada deve ser oferecida ao pet desde filhote.

Isso ocorre pois as rações ideais para cada raça de cachorro oferecem todos os nutrientes necessários.

Se notar algum problema na mobilidade do animal, entre em contato com o Hospital Veterinário Vitta de Bicho. 

Fonte: https://www.vetquality.com.br/
 https://www.qualittas.com.br/