Cuidar da higiene bucal do seu pet, desde o nascimento dele, é uma das principais medidas de prevenção para problemas mais graves no futuro. Uma das melhores formas de prevenir doenças é escovando os dentinhos do seu amigo diariamente. Menor tempo cirúrgico, menor tempo de recuperação e mais qualidade de vida. A saúde bucal do seu pet, é um assunto muito importante.
Uma vez que o paciente apresenta halitose já é um indício de que a saúde dele não vai bem e ele precisa ser tratado. A halitose é provocada pelas bactérias que estão sob a gengiva do cão, produzindo gases que tem um odor ruim, é necessário procurar um atendimento especializado.
Nunca utilize pasta dental de humanos, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações. Quando ingerido pelos animais, podem causar problemas de saúde
É o ramo que cuida da saúde bucal, detectando problemas mais simples ou outras doenças que afetam não só o dente do pet, mas outras que começam pela boca.
As doenças de cavidade oral , doença periodontal é de maior prevalência sub-áreas além da Periodontia, como quando há um fratura de dente pode ser realizado o tratamento de canal, tumores de cavidade oral é tratado pelo odontologista veterinário, trauma e ou fratura de mandíbula, anatomia dentária e tratamento de raízes pelo seu conhecimento anatômico, e patologias específicas e equipamentos como radiografias intra-orais, possibilitando o diagnóstico quanto a uma perda óssea, as raizes que causam as inflamação.
Com o diagnóstico exato, temos a necessidade de extração de dentes o tratamento que garante a saúde bucal, o bem-estar e a qualidade e expectativa de vida para os pets.
Um casuística em pacientes geriatras é Fístula oranasal é a comunicação entre a cavidade oral com nasal, o principal sinal clínico é o espirro, ocorre principalmente no dente canino, a profilaxia pode revertet o quadro, se não realizada pode ocorrer a perda da estrutura óssea e causa a periodontite
Gatos: Tutores devem estar atentos a cavidade oral, a gengiva estomatite, gengivite juvenil, lesões de absorção, expõe o canal do dente causando muita dor e uma inflamação muito grande.
A doença, é provocada pela placa bacteriana (tártaro), sua primeira característica é a inflamação gengival e com o avanço acaba ocorrendo a destruição do ligamento periodontal e a lise, que é a destruição óssea. Quando o animal começa a perder os dentes significa que a doença já está em estado avançado. O contato do dente com cálculo (tártaro) com a mucosa causa lesões ulcerativas, extremamente doloridos, causando muito desconforto ao pet. Algumas neoplasias são influenciadas por uma inflamação crônica. O Exame clinico é de fora para dentro, é feita uma apalpação de músculos, as vezes os músculos mastigatório como os temporais começam atrofiar devido a dificuldades mastigatória, aumento de linfonodo, aumento de volume embaixo dos olhos pode ser um quadro de abcesso, o importante o exame da cavidade oral, a falta de dentes não é comum, a perda de dentes não é normal, é um sinal que o processo inflamatório já está bem avançado Quanto a anestesia é avaliado, risco anestésico é muito mais ponderado do que a inflamação, com dor, com sangramento. Uma média de tempo de procedimento é de 2 horas, necessário um anestesista acompanhando o processo cirúrgico. Quanto maior a prevenção, menor o risco e menor o tempo cirúrgico.
Nós do Hospital Veterinário Vitta de Bicho, sempre indicamos para tutores que mantenham o check-up do seu pet em dia. Assim, todos os problemas bucais entre outros podem ser detectados e tratados previamente.
Entre em contato com a gente através dos canais:
Telefone: (54) 3025.2076
WhatsApp: (54) 99971.3579