Cada vez mais os pets fazem parte da nossa família, até por isso, nós da Clínica Veterinária Empório de Bicho enxergamos a família como um todo, com os pets inseridos em todo esse contexto chamado família.
Dormir na cama dos tutores, festa de aniversário, sapatinho, caminha de luxo, ser chamado de filho, ir a creches, muitos até comem na mesa e se vestem como os tutores.
Afinal de contas, existe um limite para a humanização dos pets? Uma margem de segurança que garanta o bem-estar dos bichinhos e a satisfação dos humanos? A polêmica é garantida e pode gerar longas discussões. Acreditamos, que o mais importante é nós humanos sabermos ouvir e respeitar o instinto animal.
Especialistas no assunto garantem que a humanização pode provocar a supressão de necessidades naturais dos pets como correr, brincar, farejar e estar em contato com outros animais da mesma espécie, gerando assim alguns desvios comportamentais como agressividade, ansiedade, medos e alguns até problemas mais sérios de convulsão.
Não se trata da privação de carinho, mas é preciso estabelecer limites. A imposição é fundamental para uma boa convivência em casa, pois quando se rompe a interação homem-cão que foi formada a mais de 20 mil anos a convivência pode se tornar menos saudável tanto para o cão quanto para o tutor.
Cuide do seu pet com todo amor e carinho, de atenção e fique atento a saúde dele, respeite o instinto do animal, leve ele para passear, correr, brincar e interagir com outros pets, mantenha as vacinas em dia e faça um check-up de rotina. Assim, você e seus pets estarão seguros e terão uma convivência saudável.
Lembre-se: a Clínica Veterinária Empório de Bicho atua na Medicina Veterinária a mais de 20 anos e conta com uma equipe de profissionais experientes, preparados para lhe auxiliar em tudo que diz respeito a saúde e bem-estar dos animais de estimação.