04.01.2022

Os pets e a nossa saúde mental

Como já sabemos, ter um animal de estimação em casa para brincar, acariciar e cuidar é, para muitos, um sinônimo de felicidade.

Agora, estudos recentes mostram que ter um animal de estimação pode causar impactos positivos em nossa saúde física e mental. Isso porque os pets contribuem para aliviar sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Neste texto você confere um pouquinho mais sobre como os pets e a nossa saúde mental estão interligados. Confira!

Pets como aliados da nossa saúde mental:

A nossa relação com os pets é uma que traz muitos benefícios. Entre eles, acariciar, tocar e brincar com um animal de forma carinhosa pode trazer um efeito calmante imediato, além de atender uma necessidade humana que é o toque.

Neurocientistas que estudam o autismo também já conseguiram comprovar os diversos aspectos benéficos que os pets agregam à vida afetiva e intelectual de crianças autistas.

Além de saber que os nossos companheiros de 4 patas fazem bem para nossa saúde mental, também é importante para nós, tutores, saber respeitar as características de cada espécie.

Porque, ao fazer isso, conseguimos cuidar adequadamente da saúde deles para que continuem cuidando da nossa.

Nossas dicas para cuidar da sua saúde mental e dos seus pets:


Nossos companheiros de 4 patas não conseguem falar. Por isso, é importante prestar atenção aos seus sinais e hábitos para garantir que eles estejam felizes.

Se você já possui um pet ou está pensando em ter um, aqui vão algumas dicas que contribuem para ajudar na manutenção da saúde mental tanto dos pets, quanto dos tutores:

• Rotina positiva:

Separe um momento do dia para realizar uma caminhada, uma brincadeira ou ensinar um novo truque aos seus pets.


• Entenda o comportamento do seu pet:

Assim como nos humanos, cada animal de estimação tem suas particularidades, principalmente quando são de espécies diferentes como os cães e gatos. Por exemplo, enquanto os cães podem ficar horas brincando, alguns gatos preferem passar o dia dormindo.

• Ajuda profissional:

Tanto humanos quanto pets podem passar por momentos de apatia, perda de apetite, dificuldade para dormir ou falta de interesse em atividades que antes faziam parte da rotina.

Quando isso se torna mais comum, nós humanos devemos buscar ajuda de um médico profissional. Da mesma forma, quando isso acontece com nossos pets, precisamos buscar o auxílio de um médico veterinário qualificado que possa identificar as causas do problema, e assim, orientar o tutor no melhor tratamento.

A relação de sucesso entre os pets e nossa saúde mental:

Como vimos, a relação entre os pets e a nossa saúde mental é benéfica para ambos os lados. O carinho que surge e é firmado como parte desse relacionamento com os animais de estimação estimula e incentiva o nosso bem-estar e, claro, o deles também.

Por isso, passe mais tempo com seus pets, aproveite tudo que esses seres têm para nos ensinar e tire o máximo de proveito dessa ótima companhia.