Veterinário de animais silvestres

Animais exóticos ou silvestres demandam cuidados especializados, pois possuem um organismo bastante distinto de cães, gatos e outros bichinhos domesticados. Além de apresentarem doenças menos comuns, os sintomas tendem a ser mais brandos, requerendo a atenção de um especialista nestas espécies. Saiba mais!

O que faz o veterinário de animais silvestres?

O veterinário especialista na medicina de animais silvestres tem a expertise necessária para diagnosticar doenças e fazer o acompanhamento da saúde destas espécies. Diferente de outros pets, como os cães e os gatos, estes bichinhos não passaram pelo processo de domesticação e por isso os sintomas de enfermidades podem ser ocultados em função do instinto de sobrevivência.

Esse processo é um tipo de autopreservação, para que os animais não sejam expulsos de seus bandos ou tornem-se alvos de predadores na natureza. Levando este fato em consideração, tutores de pets silvestres precisam realizar consultas periódicas com um especialista, afinal, ele conhece as necessidades biológicas de cada espécie e estará pronto para diagnosticar e indicar o melhor tratamento em cada caso.

O que é um animal silvestre?

Animais silvestres são aqueles de espécies não-domesticadas, cujo habitat natural é em florestas, desertos, etc. Exemplos são os pássaros e as aves grandes, as tartarugas, os répteis, os peixes, os macacos, os iguanas – em geral os seres que vivem na natureza e não têm muito contato com humanos.

Normalmente, demandam alimentação diferenciada, podem ter hábitos noturnos e são mais sensíveis ao ambiente em que habitam. Justamente por isso, a casa do tutor precisa ser adaptada para eles. A consulta com o veterinário também é diferente, pois eles precisam ser tratados por um especialista que conheça e domine as necessidades de sua espécie.

Quando levar o animal silvestre para uma consulta?

Assim como outros animais de estimação, as espécies silvestres ou exóticas precisam realizar consultas regulares, a fim de avaliar o estado geral da saúde. Diferente de cães ou gatos, eles não costumam precisar de controles de parasitas ou vermifugação, nem da aplicação de vacinas.

Além das consultas de rotina, os tutores devem ficar atentos a sinais de alerta e situações de risco, como:

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Quedas;
  • Ossos quebrados;
  • Tremores e desmaios repentinos;
  • Dificuldade para respirar ou se locomover;
  • Intoxicação;
  • Ingestão de objetos estranhos.
A imagem mostra um porquinho da índia, com pelagem branca, marrom e preta. Ela está sobre as mãos de uma pessoa branca. Atrás do animal está uma pessoa, que veste jaleco branco e luvas azuis, examinando-o com estetoscópio preto.

Vou adotar um animal silvestre, preciso consultar o especialista?

Antes de adotar um animal exótico ou silvestre é preciso consultar um veterinário especialista. Ele será capaz de passar orientações sobre cada espécie, indicando as adaptações ambientais, as necessidades de dietas e exercícios específicos, e demais especificidades para cada caso.

Além disso, o veterinário irá indicar a rotina de consultas e os procedimentos de rotina, como corte de unhas, aparamento das asas, cuidados com o desgaste de bicos, castrações… Tudo isso para garantir o bem-estar do animal silvestre e evitar doenças por erros de manejo.

Veterinário de animais silvestres em Caxias do Sul

O Hospital Veterinário Vitta de Bicho possui uma equipe multidisciplinar, capaz de atender as mais diversas demandas de todas as espécies, incluindo animais silvestres e exóticos. A estrutura hospitalar disponibiliza salas para consultas de rotina, cirurgias, análise e execução de exames. Ou seja, da prevenção à urgência, seu animal silvestre estará bem assistido!