Neurologia veterinária

O médico neurologista veterinário é o profissional especialista no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso dos animais. Ele é capaz de determinar as causas de epilepsias, convulsões, tremores, espasmos e outros sintomas de patologias neurológicas. Conheça mais sobre esta especialidade!

O que é a neurologia veterinária?

A neurologia veterinária é a especialidade que acompanha a saúde do sistema nervoso central de cães, gatos e outros animais. As doenças neurológicas atingem o cérebro, afetando o funcionamento de diversas partes do organismo, e as sequelas causadas por elas podem ser permanentes ou temporárias, por vezes, até levando à morte do pet. Desta forma, contar com um médico veterinário especialista em neurologia pode salvar a vida de seu melhor amigo.

Sintomas que precisam de atenção

Levando em consideração a gravidade das doenças neurológicas, é preciso ficar atento a quaisquer sintomas suspeitos. Alguns deles são:

  • Andar cambaleante;
  • Agressividade;
  • Espasmos e movimentos involuntários;
  • Latidos ou miados excessivos;
  • Fraqueza;
  • Paralisia de algum membro;
  • Tremores;
  • Cegueira e/ou surdez repentina;
  • Dificuldade para se alimentar e respirar;
  • Permanecer com a cabeça inclinada;
  • Convulsão.

Estes sintomas são indícios de várias doenças, que podem ser diagnosticadas por um médico especialista em neurologia veterinária. O profissional deve solicitar exames como a ressonância magnética e a tomografia para detectar com precisão a patologia.

Convulsão em animais de estimação

A convulsão em cães, gatos e outros animais é causada pelo excesso de estímulos aos neurônios em uma área específica do cérebro. Os episódios são caracterizados por contrações musculares involuntárias, tremores, espasmos e, em casos mais avançados, vômito, urina e fezes.

Como agir quando meu cão ou gato convulsiona?

O quadro convulsivo pode durar alguns minutos ou segundos, até que o animal recupere a consciência e volte a agir normalmente. Assim, é preciso garantir a segurança do pet durante o episódio com alguns cuidados:

  • Durante a crise convulsiva mantenha o pet em um lugar seguro, protegido de escadas, piscinas, janelas, objetos que possam quebrar e outras situações perigosas. Enquanto a convulsão ocorre, evite tocar no animal (para prevenir acidentes, mordidas ou arranhões) e não deixe que ele bata com a cabeça, utilizando uma almofada como auxílio.

  • Depois da crise convulsiva acolha o seu pet com carinho, voz suave e cuidado, para que ele se recupere do episódio. Se esta for a primeira convulsão que o animal sofre, procure imediatamente um neurologista veterinário. Ele será capaz de investigar a causa do quadro e evitar novas ocorrências, já que, enquanto convulsiona, o cérebro do pet recebe menos oxigênio, podendo gerar sequelas graves ao organismo do animal.
Ao centro da imagem está um gato, com pelagem comprida e cinza. Atrás dele está uma pessoa com roupa azul, estetoscópio no pescoço e luvas brancas. A pessoa está examinando o rosto do gato que está sobre uma maca prateada. Ao fundo estão móveis que lembram um consultório.

Epilepsia em animais de estimação

A epilepsia é uma das principais doenças neurológicas causadoras de quadros convulsivos e ela não possui cura. A patologia é provocada por atividades anormais dos impulsos elétricos do cérebro, resultando nos movimentos involuntários.

O neurologista veterinário é o profissional mais indicado para o diagnóstico da epilepsia. Para identificá-la, serão feitos exames clínicos, de sangue, urina e imagem, a fim de detectar anomalias típicas da doença.

Qual o valor de uma consulta com neurologista veterinário?

A consulta com o médico veterinário especializado em neurologia é essencial para o diagnóstico correto de doenças que afetam o sistema nervoso dos animais. O valor da consulta varia de acordo com os procedimentos necessários durante o atendimento.