Medicina Felina

O organismo dos gatos é muito diferente de outras espécies, como os cães, e por isso demandam cuidados veterinários diferenciados. No Vitta de Bicho, profissionais especializados na medicina felina atuam para promover o bem-estar dos bichanos, identificando suas necessidades específicas. Saiba mais!

Qual a importância da medicina felina?

A medicina felina é a área da veterinária especializada no tratamento dos gatos. É uma prática importante pois é focada nas particularidades da saúde dos bichanos, que são totalmente diferentes de outras espécies, como os cachorros por exemplo.

O veterinário especialista em gatos realiza consultas otimizadas para os felinos, entendendo as necessidades e os cuidados necessários em cada fase da vida deles. Desta forma, as consultas geram menos estresse e proporcionam mais bem-estar ao pet.

Doenças comuns em felinos

O organismo dos gatos é inegavelmente diferente dos cães, portanto as doenças mais frequentes nessa espécie também mudam. O Hospital Veterinário Vitta de Bicho possui uma estrutura completa para atender às demandas dos felinos e garantir o bem-estar destes pets ao longo da vida. Confira a seguir as enfermidades que merecem a atenção dos tutores!

Rinotraqueíte

Conhecida popularmente como gripe dos gatos, a rinotraqueíte felina é uma doença causada por um vírus que atinge todo o sistema respiratório. Os principais sintomas são estado febril, espirros, coriza, lacrimejamento, conjuntivite e eventuais úlceras na córnea. É uma das doenças respiratórias mais comuns em gatos e pode ser prevenida com a vacinação.

Ao ser contraída, a rinotraqueíte não tem cura, mas o médico veterinário pode tratar os sintomas para assegurar melhor qualidade de vida ao pet. Ainda assim, mesmo sem apresentar espirros, coriza e outros sintomas, uma vez infectado, o gato se torna hospedeiro do vírus e pode transmiti-lo a outros felinos.   

Imunodeficiência felina (FIV)

A imunodeficiência felina (FIV) é conhecida como a AIDS dos gatos, pois atinge o sistema imunológico, tornando-o vulnerável à contaminação por doenças secundárias. A FIV debilita tanto a saúde dos bichanos que pode agravar o quadro de infecções, levando o gato doente à morte.

A transmissão ocorre por contato direto, através do sangue, geralmente em brigas ou durante a reprodução dos felinos. Além disso, gatas infectadas podem transmitir o vírus aos filhotes durante a gestação ou pela amamentação. Ainda não existe vacina que previna a FIV, mas a castração pode ser uma forma de evitá-la, já que os gatos se tornam mais calmos (diminuindo a incidência de brigas) e deixam de ter contato sexual.

Leucemia felina (FeLV)

A leucemia felina é uma doença causada por vírus, possui fácil transmissão e atinge principalmente filhotes e gatos que têm acesso à rua.  A transmissão ocorre a partir do contato com fluídos corporais, como sangue, saliva, urina e fezes de animais contaminados.

A gravidade da FeLV está nos danos que gera ao organismo, provocando tumores em diversos órgãos, anorexia, anemia, perda de peso acentuada e depressão. A prevenção para a leucemia felina se dá através da vacinação.

Outras doenças comuns em gatos

Além das doenças já citadas, os gatos são vulneráveis a problemas ligados ao trato urinário e gastrointestinais, como a insuficiência e os cálculos renais. Essas patologias se desenvolvem principalmente com o envelhecimento dos bichanos, mas alguns cuidados ao longo da vida podem evitá-las:

  • Praticar a alimentação saudável, com rações adequadas à idade e ao estilo de vida do gato;
  • Incentivar que o bichano beba água frequentemente;
  • Sempre que possível mesclar a alimentação seca com a úmida (sachês).
Na imagem há um gato, preto e branco, dentro de um alojamento prateado. Sob ele há um cobertor vermelho. No primeiro plano está uma mulher branca, com cabelos escuros. Ela veste roupa na cor azul marinho e toca o gato, examinando-o.

Práticas cat friendly

O Hospital Veterinário Vitta de Bicho é especializado na prática da medicina felina e, constantemente, busca formas de inovar e melhorar a avaliação dos gatos. É por isso que possuímos o certificado Cat Friendly Practice, desenvolvido pela American Association of Feline Practitioners (AAFP). Este é um atestado que demonstra a prática de um atendimento focado nos gatos, investindo em adaptações estruturais e no compromisso em se manter atualizado às necessidades dos bichanos.

Internação 24 horas para gatos

Como um estabelecimento que possui práticas amigáveis aos felinos, o Hospital Veterinário Vitta de Bicho oferece uma ala exclusiva para a internação de gatos. A área individual é adaptada para eles, com um solário para que tomem banho de sol, alojamentos em aço inoxidável e ambiente climatizado com feromônios, diminuindo o estresse dos bichanos.